Conta de luz deve ficar mais cara em 2024: o reajuste aproximado é superior a 10%
há 10 meses
O cenário energético brasileiro passa por grandes desafios que podem impactar diretamente nos valores da conta de luz de milhões de consumidores. Segundo o levantamento da Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia (Abrace), a combinação de novas ondas de calor intenso, mais o período de chuvas irregulares, somados a necessidade de manutenção de subsídios, podem culminar no aumento de mais de 10% (estimativa) nas tarifas de energia elétrica.
É importante destacar que o repasse desse reajuste aos consumidores dependerá das concessionárias de energia, bem como do uso de crédito de PIS/Cofins para haver uma contenção do mesmo.
Se aprovado, a alta no preço da conta de luz, será a mais alta desde 2021, quando o valor da energia elétrica no Brasil, subiu em média 21,22%, conforme os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Caso a estimativa da ABRACE, se concretize, o aumento na conta de luz dos brasileiros será mais do que o dobro da inflação projetada para 2024, já que a mediana das expectativas de corretoras financeiras, bancos e demais empresas do mercado é que o índice do IPCA em 2024 seja de 3,92%.
O panorama não é favorável para o bolso do consumidor, que cada vez mais estão em busca de soluções de economia. Grande parte deles, buscam a solução utilizando fontes de energia renováveis, como, por exemplo a energia solar, um mercado que está em franca expansão e desponta como a opção ideal de economia.
Os sistemas de energia solar, além de contribuírem para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, proporcionam aos consumidores em relação aos aumentos imprevisíveis nas tarifas de eletricidade.
Investindo em um sistema fotovoltaico, o consumidor garante economia, fica livre dos constantes aumentos de energia elétrica e ainda contribui para a construção de uma matriz energética mais sustentável, resiliente e ecologicamente equilibrada.
Hoje em dia é possível investir com total praticidade em energia solar, garantindo todos os benefícios que ela proporciona, a partir da assinatura de um plano de energia solar da Tangisa Assinatura.
E como funciona? Você adquire créditos solares, que são fornecidos diretamente por grandes usinas fotovoltaicas. A economia é garantida após a contratação e o melhor de tudo: sem a necessidade de investimento em equipamentos e instalação.
Com sólida experiência no mercado a Tangisa contribui, para que milhares de pessoas, tenham acesso aos benefícios da geração de energia solar: levando economia, promovendo a sustentabilidade e transformação energética em diferentes regiões do Brasil.
Fale com a Tangisa e comece a economizar. Realize a contratação de um plano de assinatura solar e garanta mais economia no fim do mês.
Tangisou, Economizou!
investidor@tangisainvestimentos.com.br